sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Gabo: amor à primeira e segunda vistas e terceira, quarta...

Cego por uma fúria insensata, fui partindo contra a parede todas as coisas do quarto: as lâmpadas, o rádio, a ventoinha, os espelhos, as jarras, os copos. Fi-lo sem pressa, mas sem pausas, com um grande estardalhaço e uma embriagez metódica que me salvou a vida. A menina deu um salto ao primeiro estrondo, mas não me olhou e enroscou-se de costas para mim, e assim permaneceu com espasmos entrecortados até que cessou o barulho. As galinhas no pátio e os cães da madrugada aumentaram o escândalo. Com a lucidez ofuscante da cólera tive a inspiração final de pegar fogo à casa, quando apareceu na porta o vulto impassível de Rosa Cabarcas em camisa de dormir. Não disse nada. Fez com a vista o inventário do desastre e verificou que a menina estava enroscada sobre si mesma como um caracol e com a cabeça escondida entre os braços: aterrada mas intacta.

- Meu Deus! - exclamou Rosa Cabarcas. O que eu não teria dado por um amor como este!

Memória das Minhas Putas Tristes, García Márquez

Sem comentários: