sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Processos defensivos e cenas


Este é o futebol em que olhar para a baliza adversária se tornou secundário. Marcar golos? Isso pode esperar. A cena agora é anular o rival. Estudá-lo à lupa para depois lhe castrarmos as virtudes. Pressionamos aqui, esperamos acolá. Neste futebol ganha o estatuto de herói da bancada aquele (Gelson) que mais correr atrás deles. Se se der o azar de nos calhar a bola, que se vire sozinho quem a tiver - urge meter pouca gente na frente, a bem dos equilíbrios. Não podemos ser apanhados desprevenidos, Deus nos acuda! 

De modo que um 0x0 ao intervalo é coisa para se aceitar sem estrebuchar muito. Temos tempo para ganhar o jogo. Temos também um recorde do mundo por defeito - dispomos de apenas um ponta de lança no plantel inteiro, o qual remata aos 23 anos com potência e técnica típicas de quem tem 15.

Para o Sá, a primeira grande injustiça do Universo é a fome das criancinhas em África, a segunda consiste na barbárie liderada pelo governo sírio contra o próprio povo e a terceira são todos os resultados desportivos do Sporting que não envolvam o confronto com electricistas dinamarqueses, o que me põe a questionar: se estamos "muito, muito fortes", como ele repete no fim de cada desaire, e não marcamos um golo a ninguém que faça do futebol a sua profissão, o que acontecerá no dia em que jogarmos, vá, "de forma não tão apreciável quanto isso"? 

3 comentários:

peter disse...

Na mouche! Os treinadores deviam ver alguns jogos cá de cima da bancada. É frustrante ver uma equipa como o Sporting jogar lá atrás e atacar com poucos jogadores contra o mundo. O Sá Pinto tem de se mentalizar que o risco faz parte do clube onde está, caso contrário, pode ir treinar clubes que lutam para não descer. Felizmente não sou o único a ver a cena.

P.S. - Haverá Fito? O czar entrou na equipa e notou-se logo. O Gelson tem estado muito bem mas Fito é Fito...

Cat disse...

Eu só sei coisas do nosso Sporting por ti... é o que é. ;P
beijos

Rui Coelho disse...

Peter: pelo menos agora já se deixou de jogar com dois trincos e o adrien contra equipas que lutam para não descer de divisão. Ave, Marat. Passos de bebé para sairmos da fossa.

Cat: gostava de te dar melhores notícias, querida*