quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Respondendo a quem já me fez esta pergunta e não percebeu a resposta


Entre outros motivos mais ligados ao instinto, comecei a entrar no jazz dos anos 30, 40 e 50 por causa das imagens – cada músico retratado parece estar a ter o tempo da sua vida ali em palco, acho que pensei nunca ter visto pessoas tão felizes como o louis armstrong (foto em cima) ou o lionel hampton ou o oscar peterson (foto em baixo), sorrisos tão grandes, tão livres como aqueles que as objectivas eternizaram.


O meu interesse redobrou quando fui atrás das histórias de vida de cada um e, espanto, deparei-me com um rasto profundamente triste. Pensei, ‘hum... tenho de ter isto na minha vida’. É preciso também não esquecer que a música pop(ular) da época não era outra senão o jazz. Chegou a Nova Orleães de barco, pela boca dos escravos africanos, ainda na forma de blues, e depois ganhou forma no contacto com o ragtime americano. Basicamente era o que o povo ouvia. Só hoje, nestes estranhos tempos, é que tocar corneta e afins passou a ser coisa de gente fina.

6 comentários:

ana disse...

a minha avó pergunta sempre "vão ouvir o jazz hoje?" em dia de arraial de santos populares. para ela, jazz é musica popular (ou pimba).

Rui Coelho disse...

:) para a minha avó é 'música de putedo', o que dito por ela é de partir a rir.

Ricardo Saleiro disse...

A avó do Rui é a maior!

Mas se o argumento é ter origens humildes e mostrar alegria no acto, podemos acrescentar a música sertaneja e o forró. :) A música sertaneja até vive o mesmo drama: é coisa fina, com grandes produções e muitas luzes. :)

E ainda podíamos falar dos bailes de aldeia, das suas origens humildes e da situação actual: grandes palcos, luzes e gruas, plataformas elevatórias e ovnis no meio da multidão. Tudo apimentado por mescla cultural tal que faz inveja ao plantel do benfica. Função Publika!!!!

Amanhã aparvalho mais.

Rui Coelho disse...

ahahahaha os u2 de sapardos.

aparvalha sim, e se passares pelo bairro faz sinais de fumo.

ana disse...

quando eu falo de arraiais de santos populares refiro-me precisamente aos funçao publika e companhia. eu nem acredito que tb os conheces :P
mas as melhores noites são mesmo dos tv5 (a banda la da terra), que até já foram alvo do telejornal dias a fio porque os efeitos especiais acabaram em tragédia...
la na minha terrinha é tudo à grande quando se trata de diversão. aliás, não há postos de gasolina nem farmacia nem correios, mas a melhor discoteca de aveiro é mesmo lá ao lado. e até já teve 2 discotecas nos tempos aureos.

Hugo Ferreira disse...

óh moço!! não haviam de estar contentes! Passaram fome e levaram nas trombas quando eram chavalos. Nas fotos, estavam a actuar para uma plateia que os idolatrava e ainda ganhavam dinheiro por isso. Querias que estivessem a chorar...!