quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ouvir este álbum vai melhorar a vossa vida


"Since I Left You" (2000) soa àquelas paixonetas de Verão com prazo de validade, 15 dias, menos, que acabaram sem ter tido tempo para o erro, que até hoje vimos crescer dentro de nós como então eram, perfeitas. 18 meses a ouvir e a misturar de 1000 a 3500 samples – já encontrei por aí referências a ambos os números - entre mais de 100 discos resultou numa espécie de banda sonora de infância condensada em 18 faixas intensas, sorridentes, prodigiosas e, talvez mais importante, dado tratar-se de samples, únicas. Autores: The Avalanches, australianos que de tanto amor por lojas de vinis em segunda mão fizeram algo, redireccionaram energia, lançaram um disco. Foi há dez anos. Foi o primeiro. Seria também o último, até ver. Percebe-se o dilema: que se segue à perfeição? Neste caso, tanto quanto percebo, já que nunca ouvi falar dele até há poucos dias, assiste-se ao lento crescimento do melhor álbum praticamente desconhecido que já ouvi.

4 comentários:

Anónimo disse...

Conheço e aprecio essa banda, no entanto essa música torna-se cansativa, por que é demasiado refrão. Desse género aconselhar-te-ia Koop, uma banda de samples sueca, prazer auditivo inigualável. Procura no youtube "island blues", "i see a different you"

Rui Coelho disse...

ah sim conheço bem os koop, a yukimi nagano é adorável, uma sueca muito suis generis!; koop tb é do campeonato da electrónica e tb com onda fixe, mas numa onda mais jazzística, se ouvires este álbum, que foi o único dos avalanches, levas com uma ensaboadela de breakbeat, corta e cola de samples de r&b do tempo da outra senhora, quando o r&b era r&b, uma experiência fantástica.

Anónimo disse...

Tou a ver que não te escapa nada ;) Sempre que falo em koop é uma novidade para toda a gente. Vou seguir a sugestão e ouvir com outros ouvidos estes Avalanches.

F.A.R. disse...

Gostava de melhorar a minha vida, mas infelizmente não coneço este álbum... ;)