quarta-feira, 18 de maio de 2011

Em Portugal já ninguém compra discos, pá!, o tuga grama é música estrangeira, portuguesa só a sacar da net, pá!, não se apoia o que é português, não se gosta do que é nosso, pá!


Um robalo e quatro cervejas depois, eu e um amigo, que poderia até ser talhante mas passa por ser camarada jornalista, chegamos à porta do Musicbox, meia hora antes de começar o concerto d’Os Velhos. Preço: dez euros; prémio: espectáculo musical e novo disco da banda. Chego-me à frente.

- Olá.

- (Segurança do Musicbox) Boa noite, que desejam?

- Viemos ao concerto.

- Esgotou.

- Esgotou?!

- Esgotou.

- Esgotou quando?!

- (Badameco da organização antecipa-se) Esgotou esta tarde.

Aproximam-se duas miudas giras. Chegam à porta de entrada e a conversa repete-se. Entristecem, mas deixam-se ficar por ali, junto ao segurança e ao badameco. Uma das miudas suspira e enrola as pontas do cabelo com a ajuda do indicador, uma e outra vez; a outra está impaciente e faz sinais difusos. Tento processar que tipo de mensagem transmite mas faltam-me códigos e leituras. Já afastados da fila, eu e o meu amigo avaliávamos as nossas opções. Compreendemos que não as tinhamos. Nada a fazer: não há contactos. "Vamos subir para a bica." Quem não arredava as ancas dali eram as miudas giras. Continuámos atentos às movimentações. Uns minutos. A dada altura desistimos. Bica. Um, cinco, dez, vinte metros à frente dou um toque no ombro do meu amigo e sugiro-lhe que se vire e note até que ponto as miudas ainda estão onde estavam, se tudo estava como esteve.

- (O meu amigo) Não as vejo.

3 comentários:

Ana disse...

é o chamado choradinho. vocês desistiram à primeira. eu posso ser tímida e tudo o mais, mas quando quero mesmo uma coisa, não desisto. acabo por vencer pelo cansaço :)
de qualquer forma, não aconselho a ninguém um musicbox sobrelotado. é muito muito mau...

Ricardo Saleiro disse...

Este concerto não é para velhos.

Rui Coelho disse...

omiti ali que a meio do parágrafo voltei à porta e fiz essa do choradinho, sem choro mas com postura de diminutivo. de novo, a nega teve a ver com outras coisas, outro tipo de prioridades de banda e organização. este concerto não era para velhos. é bom saber o que se passa na feira das vaidades.