segunda-feira, 2 de março de 2009

O filme do mini vermelho

Filme: Quatro Casamentos e um Funeral
Realizador: Mike Newell
Data: 1994




Se pouco recordo a partir dos 15 anos, há coisas daí para trás que permanecem bem frescas cá dentro. A primeira vez que fui ao cinema é uma delas: foi em 1994, num cinema de lagos, e lá conheci o irremediavelmente bêbado e generoso gareth (simon callow), do filme 4 casamentos e um funeral; foi o meu primeiro ídolo do grande ecrã, logo seguido do padre gerald (rowan atkinson), do desastrado charles (hugh grant), e do carro da scarlett (charlotte coleman) - um mini vermelho que fazia muito barulho, e a todos ultrapassava e corrigia enganos na estrada em contra-mão. De tanto rir nessa noite furei uma pequena cova na bochecha esquerda; depois fiquei a saber como funciona isso das primeiras vezes quando o argumentista achou por bem matar o gareth de dança escocesa.

(vá, menos mau).

Assim se terá começado a espreguiçar a minha pacata esquizofrenia. Nunca te perdoarei Richard Curtis! Fora a intenção de um dia resolvermos isto num duelo - revólver no colete à cintura, uma bala, dez passos e disparar -, prevalece a boa onda deste filme. Nas minhas patológicas buscas por novas estórias, li algures que o orçamento era tão baixo que o casamento escocês não se realizou na Escócia. Declaro oficialmente corrigido, com o casamento errado, esse lamentável engano. Chega a casa, 15 anos depois, a poupa do hugh grant que nunca viu um pente. À Escócia o que é da Escócia.

Sem comentários: