sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Owitho - Um retrato da Ilha


Grande parte dos estudantes que me acompanharam no meu curso de Comunicação na Católica eram muito semelhantes. Tinham carro, iam para casa depois das aulas, estudavam muito, cabulavam mais, tudo de 15 para cima, nunca faltavam às aulas, raramente saíam à noite, vestiam-se e penteavam-se da mesma forma e estou quase a adormecer só de me lembrar. Depois havia gente como a Maria. A Maria foi um de três caloiros – acresce o Bruno, da Madeira, e, portanto, eu – que fez asneira no dia de recepção ao caloiro e subiu ao palco para ser praxado à frente de centenas de miúdos num dia em que ninguém é praxado. Na altura ela tinha o cabelo estilo pós-choque eléctrico. Parecia um miúdo andrógino punk. Depois cresceu, foi ficando mais mulher e continuou a fazer a diferença. A Maria tem sardas e traz o mundo no sorriso, grande que não há. Esteve seis meses a fazer voluntariado em Moçambique e de volta trouxe um festival de recordações fotografadas. No foco dela... rostos (Owitho). Pessoas. É o que lhe interessa. É o que deveria interessar. São ondas de paixão que precisavam de ter ressonância no coração das pessoas, que é onde a arte deve ser avaliada - ainda com ela em África disse-lhe que aquilo dava uma exposição. Uma das boas. E vai dar, com a boa vontade de quem quiser soltar o mundo nos lábios da Maria.

Todas as informações: aqui.

2 comentários:

Catarina disse...

Eu não conheço a Maria... Mas já sou fã! Bonito tributo em poucas palavras :)

Anónimo disse...

Eu conheço a Maria. Concordo plenamente!
No MBA onde estuda actualmente continua a trazer o "mundo no sorriso" e a contagiar todos com energia positiva e espírito de colaboração.

Este projecto dela numa plataforma colaborativa como o PPL tem todo o sentido. Vamos apoiar, eu quero ver essa exposição fotográfica.

E há um prémio em que ela partilha em pessoa algumas das histórias. Acho que vou apostar nesse prémio...

http://www.ppl.com.pt/investment/owitho-um-retrato-da-ilha-1031